Empreendedorismo: tirando as ideias do papel

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É quase uma unanimidade que, ao se formar no ensino superior, seja iniciada também a corrida pelos empregos. Após anos de estudo e esforços, é natural que se busque  oportunidades de trabalho com bons salários e estabilidade. Embora legítima, essa não é a única maneira de buscar por rendimentos e experiência profissional. Se você é uma pessoa de fortes convicções e que busca maior proatividade e liberdade, o empreendedorismo é para você. 

No início, o primeiro passo é a coragem, depois o planejamento. É preciso sempre estar atento aos pontos fortes da sua atuação profissional, e, por outro lado, as necessidades do mercado. Nesse sentido, é importante fazer um estudo de mercado, tentar entender melhor as demandas desses clientes potenciais. 

De acordo com um estudo divulgado pelo Sebrae em 2016 abordando empresas brasileiras, cerca de 39% dos empresários que fecharam as portas de suas empresas no país não faziam ideia do quanto precisavam de capital de giro para abrir o negócio, e 38% não sabiam quem eram seus eventuais concorrentes. Por isso estudar antes de abrir o negócio é fundamental

Você deve estar preparado para eventuais falhas e novas alternativas. Empreender é experimentar e se moldar às necessidades do mercado. Assim, é  importante poder conversar com professores do curso sobre possibilidades de empreendedorismo. Naturalmente, como esse profissional já atua na área há muitos anos, é comum que ele saiba das maiores necessidades do mercado.

É levando em conta todas essas variantes que, para o futuro empreendedor, se torna vital elaborar um plano de negócios. Nesse documento, o futuro empreendedor descreve seus objetivos com o negócio, e os passos que devem ser completados até a implementação dele. Nele são descritas as estratégias, requisitos e recursos necessários para que se alcance o sucesso. 

O Plano de negócios também ajuda a manter a continuidade do projeto, e evitar que o negócio se torne insustentável. Ainda de acordo com o Sebrae, cerca de 42% das empresas brasileiras fecham as portas em até dois anos. 

Por isso, se você se identifica com o empreendedorismo como caminho profissional, estude, busque referências, converse com seus professores, e conte com a instituição!