Psicoterapia como aliada: saiba como é o tratamento em que se cura pela palavra

mulher-e-conselheira-conversando-e-ficando-perto.opti

Falar sobre sentimentos e frustrações com um profissional é mais eficiente do que a maioria das pessoas imagina, e salva vidas

Atenção: esse texto trata de assuntos sensíveis sobre saúde mental. Caso sinta algum desconforto sobre a temática, você pode optar por retornar em algum outro momento. Além disso, se precisar de ajuda, pode contar com o apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), clicando aqui ou ligando 188. O serviço é grátis e funciona 24h, todos os dias da semana. 

Inquietudes diárias, problemas no ambiente familiar ou profissional, questões acadêmicas, estresse. Todos nós estamos sujeitos a situações difíceis, preocupações e desconfortos psíquicos. Mas ao contrário do que possa parecer, não precisamos superar tudo isso sozinho. É importante entender que existe a psicoterapia como aliada, e que todos nós podemos nos beneficiar desse tratamento que é eficaz e desenvolvido por pesquisadores há centenas de anos. 

No começo pode parecer estranho dividir questões como uma pessoa que se acabou de conhecer, mas aos poucos os pacientes vão entendendo porque especialistas recomendam a psicoterapia como aliada na luta por uma saúde mental melhor. Diversos estudos vêm comprovando os efeitos positivos da terapia, nas suas mais diversas abordagens. 

Desde que o austríaco Sigmund Freud percebeu, ainda no final do século 19, que falar de forma aberta sobre suas frustrações e conflitos tinha efeitos positivos sobre a saúde das pessoas, começou a desenvolver seus métodos, surgindo então a psicanálise. Reformulada por vários outros estudiosos posteriores, incluindo o francês Jacques Lacan, a psicanálise foi dando lugar a outras abordagens, com mais ou menos influências de Freud, e hoje somam mais de 400 tipos diferentes. 

Entre as mais comuns, além da psicanálise, então a cognitivo-comportamental, a gestalt e a centrada na pessoa. Em todas, o paciente divide seus sentimentos com o profissional, que a partir disso o ajuda a resolver suas questões. Problemas como depressão, ansiedade, pânico, estresse pós-traumático, transtornos de personalidade e vícios em substâncias são alguns dos problemas que tem a psicoterapia como aliada no tratamento. 

Mas as questões vão muito além: pessoas podem buscar a psicoterapia como aliada para conquistar mais autoestima, resolver questões profissionais, lidar com períodos de luto ou doenças, fobias, entre outras razões. Os estudos das mais diferentes abordagens têm demonstrado a eficácia da psicoterapia, inclusive os de neuroimagem, que mostram de forma mais detalhada o funcionamento do cérebro. 

Detalhando melhor a psicoterapia como aliada na luta por uma vida mais saudável, a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da faculdade UniBRAS Quatro Marcos, Aline Esther, explica que “psicoterapia é o tratamento da psique, de tudo que envolve o nosso psicológico, como emoções, sentimentos, lembranças”.

Ela expõe que, no curso de Psicologia, o aluno é apresentado aos mais variados tipos de estudos e abordagens científicas sobre como ocorre o desenvolvimento do ser humano, suas necessidades e os comportamentos nocivos a ele, além das consequências disso. A partir daí, o estudante conhece as diferentes formas de restaurar e manter a saúde mental do paciente. No final do curso, é comum que o novo profissional escolha a abordagem que ele mais se interessa, e a aplique no atendimento clínico. 

Aline também argumenta que, ao contrário de um tratamento médico, a psicoterapia é uma construção, e não se resolve de maneira breve como uma consulta. “É diferente de procurar um médico. Geralmente num atendimento médico você vai na consulta, recebe a receita da medicação e volta para o retorno. Na psicoterapia não funciona assim porque não há uma pílula que é disponibilizada para a pessoa que cure todas as suas angústias e sofrimentos. Isso na verdade leva tempo”. 

Por essa razão, a especialista alerta que é necessário compreender que cada terapeuta tem sua maneira de atender, e por isso é importante entender quem procurar e para qual finalidade. Com foco na psicoterapia como aliada para cada tipo de paciente, Aline explica que é preciso entender a origem do sintoma, buscando mudanças de comportamentos e hábitos, e também nos processos de autoconhecimento e auto aceitação.

A psicoterapia como aliada no tratamento de sofrimentos psíquicos também pode ser uma boa alternativa para pessoas que fazem o abuso de medicamentos psicotrópicos, comportamento cada vez mais comum numa sociedade já muito estressada, inclusive no meio acadêmico atual, como já abordado aqui no blog.

“O remédio é extremamente importante para trazer qualidade de vida ao paciente, mas a psicoterapia funciona de outra forma. Nela precisamos entender as causas desse sintoma, já que nenhum sofrimento psíquico surge do nada”. 

Como buscar ajuda

Sofrimentos psíquicos podem incomodar bastante, mas ainda há muito tabu quando se fala sobre isso. No entanto, entender que existe ajuda é um passo à frente para uma vida mais saudável e feliz. 

Se você entendeu os benefícios da psicoterapia como aliada nessa caminhada, é hora de buscar ajuda profissional. De início, é preciso buscar profissionais habilitados para fazer esse tipo de trabalho. Dessa forma, procure se informar sobre os tipos de tratamento e profissionais disponíveis na sua região, e se possível, busque indicações de bons profissionais com pessoas conhecidas que você tenha confiança. 

Também há opções de terapia online, com excelentes profissionais dos mais variados valores. Mas é importante ficar atento e buscar profissionais cadastrados no Conselho Federal de Psicologia, com registro profissional. Para isso, busque o nome, CPF ou registro profissional no Cadastro Nacional de Psicólogos. 

Além das opções particulares, é sempre importante entender, caso você tenha cobertura de algum plano de saúde privado, quais as possibilidades disponíveis para você. Caso essa não seja uma possibilidade, também é possível buscar por profissionais no serviço de saúde pública, que varia de acordo com a região. 

E é claro, em caso de emergências, é possível entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), disponível por 24h em todos os dias da semana, gratuitamente. Basta clicar aqui ou ligar 188.

(Texto: Bruno Corrêa – Assessoria de Comunicação do Ecossistema Brasília Educacional)